banner-bradesco1


FunctionOne ganha prêmio global da Microsoft com adoção de tecnologia inclusiva no Bradesco

Confira o case que fez a FunctionOne ficar entre os três maiores parceiros mundiais da Microsoft em inclusão e impacto social

Quimpacto social uma adoção de tecnologia pode trazer para uma companhiacolaboradores e sociedade? Para a FunctionOne, parceira brasileira da Microsoft em adoção de novas tecnologias, são dois os principais benefícios: o da inclusão e o da inovação. O da inclusão é natural, pois todos os projetos de transformação digital têm a premissa de ser para todos, com recursos de acessibilidade como audiodescrição e legendas já incorporados. O de inovação é uma consequência do primeiro, já que você se apropria de novas tecnologias para propagar conhecimento para um número maior de pessoas e, assim, traz novas soluções para a rotina corporativa.  

O Bradesco é uma instituição financeira brasileira presente em oito países, com mais de 89 mil funcionários sendo 4,2 mil deles são com deficiênciaA questão da diversidade e da inclusão é muito importante para o banco, que conta inclusive com uma área específica para tratar do tema.  Todos os grupos de afinidade estão integrados dentro dos conceitos de Governança de Diversidade e Inclusão da Organização. No caso de funcionários com deficiência e aliados do tema, é o Grupo Somar o responsável em viabilizar discussão, soluções e colaborar para um ambiente cada vez mais inclusivo para os funcionários com deficiênciaO Bradesco busca constantemente pela inovação no ambiente corporativo e está atendo para sempre antecipar tendências para oferecer as melhores experiências aos funcionários e clientes. 

Desde 17 de março de 2020, início da pandemia, cerca de 95% do quadro de funcionários dos centros administrativos do banco trabalham em sistema de rodízio. O Banco precisou buscar inovação para o ambiente de trabalho corporativo adotando ferramentas eficazes para o trabalho remoto. Uma solução moderna que facilitasse a comunicação mesmo à distância e que ajudasse na produtividade das equipes. Entrou em cena o Teams, com ênfase nas reuniões on-line, juntamente com o pacote Office. 

O Bradesco precisava que essa migração para Teams fosse inclusiva e abrangesse todos os funcionários.  Como todo o plano de adoção da FunctionOne já é acessível, foi chamada para implantar a solução. Para Lígia Pessoa, líder de acessibilidade da FunctionOne, o maior desafio era reunir todos os recursos disponíveis para que ninguém ficasse de fora. “Mesmo sabendo tudo que a tecnologia poderia fazer, fomos entender as necessidades e ouvir as pessoas”, conta. “Não dá para falar de inclusão se não tivermos representação da pessoa com deficiência, para nós isso é um princípio. Não importa o quanto somos especialistas no tema, nós vamos sempre ouvir as pessoas com deficiência, seja para aprimorar o que fazemos ou para entender a especificidade. Fazer junto é o segredo”, completa Lígia.  
 
time Bradesco teve participação fundamental no projeto e ajudou a FunctionOne com a trilha de capacitação. Mapeadas as necessidades, a migração de tecnologia incluía uma campanha de comunicação interna com e-mails marketing, vídeos, banners para intranet e a realização de cerca de 50 workshops de treinamento on-line e sessões exclusivas para pessoas com deficiência. Uma equipe de quatro instrutores, cinco moderadores e quatro intérpretes da Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS, entrariam em ação. Os treinamentos, portanto, teriam que ter legendas, janela de LIBRAS, audiodescrição e atenção com o ritmo das apresentações. Todos os materiais complementares gerados a partir da capacitação também precisariam estar em formato acessível, inclusive um guia com atalhos para os comandos do Teams. “Para nós que temos dificuldade de enxergar alguns botões, esses atalhos são muito úteis para adquirir o controle da ferramenta”, diz Emerson Mota, deficiente visual que trabalha na área de tecnologia do Bradesco. “Atalho é sucesso e produtividade”, completa ele. 

O resultado

resultad
  • Qual comando usamos para inserir uma linha no chat? 
  • Qual o comando para desligar uma chamada? 
  • o comando para recusar uma chamada? 

    Essas dúvidas na utilização dos atalhos no Teams precisavam ser respondidas, pois a partir das respostas, os usuários cegos teriam mais controle sobre a solução. Em 2013, cinco funcionários cegos do Bradesco formaram o Nós Cegos,  um grupo que fazia esquetes de áudio misturando conhecimento com humor para dentro da companhia.  A partir dos treinamentos on-line ministrados pela FunctionOne e dos materiais produzidos, eles preparam áudios encenados que mostravam os atalhos e os comandos para determinadas funções no Microsoft Teams. “A ideia foi levar a informação com diversão e alegria e transmitir para todos os atalhos da ferramenta para ganharmos agilidade e rapidez”, diz Steve Albuquerque. “O que nos surpreendeu bastante foi que esses conteúdos atingiram outros públicos, pessoas que não tinham nenhuma deficiência mas queriam aprender os comandos”, completa o colaborador. 


Os episódios fizeram um grande sucesso no Bradesco e ajudaram diversos funcionários
 a trabalhar melhor mesmo à distância. 
Hoje o Teams é a ferramenta de trabalho oficial do Banco e todos usam sem limitação. Os áudios dos Nós Cegos estão em plataformas como Spotify, Instagram e Youtube e são ouvidos também por funcionários de outras empresas. 

Para ouvir os Nós Cegos

Disponível nas plataformas, Spotify, Youtube ou Instagram @Nos_Cegos