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Tratamento humanizado durante internações da Covid-19
Como organizar as agendas de médicos e enfermeiros de maneira integrada? Como dar notícias do paciente com Covid-19 de forma humanizada mesmo com as visitas presenciais suspensas? Como conectar os médicos responsáveis com os familiares à distância? Com o plano acelerado de adoção e capacitação da FunctionOne, o Microsoft Teams e Microsoft Booking integraram médicos, pacientes e familiares durante o período de crise.

Rede D’Or São Luiz

A situação que enfrentamos juntos

A Rede D’Or São Luiz é a maior rede privada de cuidados com a saúde no Brasil e está presente em todo o território nacional. Eles têm 51 hospitais próprios, quase 9 mil leitos, mais de 56 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados.

Com foco no tratamento humanizado e na qualificação de sua equipe, a Rede D’Or iniciou no primeiro trimestre de 2020 um movimento de unificação das equipes de atendimento com a adoção do Microsoft Teams. As empresas do grupo já usavam o Microsoft 365 e a FunctionOne ficou com a tarefa de capacitar os colaboradores a utilizar todo o potencial das soluções, com foco no Teams. O tema da campanha interna era “Todos na mesma conexão” e “A tecnologia que simplifica seu jeito de trabalhar”. Foram ministrados workshops remotos, produzidos guias rápidos, vídeos de treinamento e materiais de incentivo.

No final de março de 2020 se iniciou a pandemia do novo Coronavírus e a companhia viu o número de internações por Covid-19 disparar. Antes da pandemia, a Rede D’Or não tinha um sistema que conectasse sua área administrativa aos médicos e funcionários da linha de frente das Unidades de Terapia Intensiva, UTI. Os boletins médicos eram passados por telefone para o familiar responsável. E como manter o atendimento ágil e humanizado em uma situação sem precedentes? Somente com a ajuda da tecnologia a Rede D’Or conseguiria manter seu tratamento humanizado e eficiente. 

Imagem Destaque Da Seção Mudanças Que Fizemos Para A Volta Ao Trabalho Na Natura. Dois Homens Estão Sentados Em Frente De Um Computador Colaborando.

Rede D’Or São Luiz

As mudanças que fizemos

Frente ao cenário caótico, a FunctionOne criou um ambiente de mudança cultural e preparou os colaboradores para a utilização do Microsoft Teams de forma acelerada. Muitos colaboradores passaram a trabalhar de casa e era preciso agir rápido. A transição para o novo modelo de trabalho criado por conta da pandemia da Covid-19 foi muito bem recebida e aderente ao dia a dia da organização. 

Mas faltava resolver o problema de integração entre o corpo clínico, administrativo e paciente. Uma das soluções propostas pela Microsoft em parceria com a FunctionOne, foi incorporar o Microsoft Bookings ao sistema de agendamento dos boletins médicos, o que permitiu estabelecer uma agenda e rotina entre médicos e familiares dos pacientes internados proporcionando mais agilidade das informações e acolhimento aos parentes dos doentes.

O Booking permitiu estabelecer uma agenda e rotina entre médicos e familiares dos pacientes, de forma organizada em calendários e utilizando o Microsoft Teams como ferramenta de conexão entre as partes através da videoconferência, proporcionando mais agilidade na informação e melhor comunicação.

A rotina dos médicos passou a ter um calendário com chamadas em vídeo de forma dinâmica, bastando acessar um link da reunião, com salas reservadas e privativas, bastando se conectar no Teams. Alí, os familiares tinham notícias do paciente diretamente pela equipe médica e poderiam até falar e se comunicar com o paciente internado. Com a carga administrativa automatizada, o corpo hospitalar pôde focar na vida e tratamento das vítimas da doença. Com ajuda da tecnologia, a Rede D’Or conseguiu trazer um tratamento humanizado mesmo em uma situação sem precedentes. 

Rede D’Or São Luiz

Mais detalhes sobre a solução

Um dos hospitais da Rede D’Or localizado na cidade de São Paulo apostou no uso dessas tecnologias e dividiu seus pacientes em três categorias.

O primeiro grupo era formado por aqueles que estavam sedados e, por conta disso, o meio de comunicação era o boletim virtual com os familiares, realizado sob demanda do médico e responsáveis. Em caso de necessidade, havia também a visita virtual que proporcionava o último contato da família com os pacientes que poderiam evoluir para óbito. Para aqueles que saíam do quadro clínico grave e estavam conscientes era feita uma visita virtual de cerca de 10 minutos entre pacientes, familiares e os médicos.

Um e-mail era enviado ao familiar com todo o passo a passo da instalação do Microsoft Teams em dispositivos móveis ou desktop com o link da reunião remota e participação de até quatro pessoas. O hospital também dispunha de uma equipe de capacitação que auxiliava os familiares a utilizar a ferramenta. Assim, a Rede D’Or conseguiu garantir um tratamento humanizado aos seus pacientes e um atendimento eficiente a seus familiares. 

Rede D’Or São Luiz

Resultados que obtivemos

Segundo o Dr. Mauro Borghi, diretor geral do Hospital São Luiz Unidade Jabaquara, com a implementação do Teams, o boletim médico por videoconferência permitiu um contato interativo e mais humanizado. “O nosso corpo clínico também notou a diminuição da ansiedade dos parentes e amigos que aguardavam notícias dos doentes, bem como a nítida disposição dos pacientes para continuar o tratamento após ver um ente querido por meio da tecnologia”, diz.

Essa iniciativa não teve custo adicional para a rede de hospitais. Sendo assim, os colaboradores, incluindo médicos, enfermeiros e o administrativo, puderam se comunicar de forma mais integrada e em tempo real. Dessa forma, a Rede D’Or pôde potencializar seus investimentos em recursos humanos utilizando as ferramentas que já dispunha anteriormente.

Nessa ação, aproximadamente 1.200 usuários em 52 hospitais foram impactados diretamente. No momento da implantação do plano de ação da FunctionOne, o Brasil estava no auge da pandemia e liderava mundialmente os casos e mortes no mundo todo. A Rede D’Or estava com seus hospitais com capacidade máxima e continuava a oferecer, através da tecnologia, agilidade, comunicação e tratamento humanizado para os familiares dos pacientes. Os médicos e enfermeiros trabalham muito à exaustão, mas conseguem focar somente no tratamento dos doentes.

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