TJSP
A situação que enfrentamos juntos
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), no Brasil, é o maior poder judiciário brasileiro. O órgão conta com mais de 700 prédios, 40 mil servidores e 2.500 juízes distribuídos pelos municípios do Estado.
Para integrar todos os funcionários em um mesmo ambiente de trabalho, seguro e eficiente, o TJSP adotou recentemente o Office 365 como plataforma de colaboração e produtividade.
Parte do processo de implementação das ferramentas da Microsoft foi a realização de oficinas de capacitação dos colaboradores para o uso. Porém, a metodologia utilizada nas primeiras oficinas não era inclusiva para pessoas com deficiência. Algumas mudanças seriam necessárias para fazer do TJSP um tribunal inclusivo.
TJSP
As mudanças que fizemos
O Tribunal buscou o apoio da FunctionOne, empresa parceira da Microsoft, para o desenvolvimento do novo programa de Adoção Com Acessibilidade (capacitação). O projeto (conteúdo do treinamento) foi criado com a colaboração de servidores com diferentes tipos de deficiência.
Foi desenvolvido então um plano de adoção do Office 365 totalmente voltado à inclusão de pessoas com deficiência. A premissa da inclusão não é fazer uma ferramenta especial, mas sim torná-la acessível para todas as pessoas. Foi criada uma campanha interna com o título: “Pessoa com deficiência – Inclusão é valorizar”.
Nessa campanha a equipe da FunctionOne mostrou que os recursos de acessibilidade do Windows 10 e do Office 365 ajudavam na inclusão e na colaboração das equipes. E que essas funcionalidades não eram exclusivas para pessoas com deficiência e, sim, para todos.
Os treinamentos da FunctionOne passaram então a ter legendas e todas as imagens da campanha de adoção tiveram descrição de imagens. Tanto os treinamento online quanto os ao vivo.
TJSP
Resultados que obtivemos
O resultado foi fabuloso e o TJSP se tornou o primeiro órgão de Justiça do Brasil a ter esse volume de ferramentas inclusivas. Os procedimentos foram rapidamente absorvidos no dia a dia de trabalho das pessoas que conseguiram enxergar um enorme valor nas ações propostas. Hoje no Tribunal de Justiça de São Paulo se faz a inclusão de verdade e ninguém fica de fora.